MENSAGENS PARA A GERAÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

Blog com mensagens e artigos diferentes sobre Deus e a Bíblia

Uribe, o Herói do PiG, Fez a Maior Vala Comum do Mundo

********
ÁLVARO URIBE PODE SER RESPONSÁVEL DIRETO POR ESSA PROVÁVEL CARNIFICINA QUE ESTÁ ACONTECENDO NA COLÔMBIA, ENCOBERTA PELA IMPRENSA GOLPISTA DE DIREITA.
ESSA DENÚNCIA É MUITO GRAVE! TUDO QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE, VAMOS REPASSAR E NOS MOBILIZAR.
MESMO QUE ESSAS MORTES TENHAM SIDO PRATICADAS PELOS PARAMILITARES DA COLÔMBIA, O GOVERNO TAMBEM É RESPONSÁVEL.

FONTE: Conversa Afiada (Paulo Henrique Amorim)

********


Na foto, a maior  e última obra de Uribe
.
.

Só Hitler foi capaz de ir tão longe – e tão fundo.
 
Esse Uribe, queridinho do PiG, transformou as FARC no Iraque do Bush e deixou o Exército e os Exércitos Privados transacionarem com o trafico e massacrar os camponeses.
.
Encontrada na Colômbia a maior vala comum da América Latina
.
Recentemente, na Colômbia, foi descoberta a maior vala comum da história contemporânea do continente latino-americano, horrenda descoberta que foi quase totalmente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa na Colômbia e no mundo. A vala comum contém os restos de ao menos 2.000 pessoas e está em La Macarena, departamento de Meta. Desde 2005, o Exército, espalhado pela zona, enterrou ali milhares de pessoas, sepultadas sem nome.
.
A reportagem está publicada no sítio colombiano Cronicón, 29-07-2010. A tradução é do Cepat.
.
A população da região, alertada pelas infiltrações putrefatas dos cadáveres na água potável, e afetada pelos desaparecimentos, já havia denunciado a existência da vala em várias ocasiões ao longo de 2009: havia sido em vão, pois a fiscalia não realizava as investigações. Foi graças à perseverança dos familiares de desaparecidos e à visita de uma delegação de sindicalistas e parlamentares britânicos que investigava a situação dos direitos humanos na Colômbia, em dezembro de 2009, que se conseguiu trazer à luz este horrendo crime perpetrado pelos agentes militares de um Estado que lhes garantia a impunidade.
.
Trata-se da maior vala comum do continente. Dois mil corpos em uma vala comum, isso é um assunto grave para o Estado colombiano, mas sua mídia, e a mídia mundial, cúmplices do genocídio, se encarregaram de mantê-lo quase totalmente em silêncio, quando para encontrar uma atrocidade parecida é preciso remontar às valas nazistas. Este silêncio midiático está sem dúvida vinculado aos imensos recursos naturais da Colômbia e aos mega-negócios que ali se gestam em base aos massacres.
.
A Comissão Asturiana de Direitos Humanos, que visitou a Colômbia em janeiro de 2010 (menos de um mês depois da descoberta da vala), perguntou às autoridades sobre o caso. As respostas foram preocupantes: na fiscalia, na procuradoria, no Ministério do Interior, na ONU, todos tentam se esquivar do assunto. E enquanto isso, tratam de “operar” a vala para minimizá-la, mas a delegação britânica a constatou, e as próprias autoridades reconheceram ao menos 2.000 cadáveres. Em dezembro, “o prefeito, aliado do governo, o denunciou também junto ao sepulteiro”, mas depois, as pressões oficiais tendem a fazer “diminuir suas apreciações sobre o número de corpos”.
.
A Delegação Asturiana denunciou a ostensiva vontade de alterar a cena do crime: “ninguém está protegendo o lugar. Ninguém está impedindo que se possam alterar as provas. Que um trator possa entrar e voltar a misturar os cadáveres anônimos, a tirá-los e levá-los para outro lugar”. “Solicitamos às instituições responsáveis do Governo e do Estado colombiano que implementem as medidas cautelares necessárias para assegurar as informações já registradas nos documentos oficiais, que tomem as medidas cautelares necessárias com a finalidade de assegurar o perímetro para prevenir a modificação da cena, a exumação ilegal dos cadáveres e a destruição do material probatório que ali se encontra (…) É fundamental a criação de um Centro de Identificação Forense em La Macarena com a finalidade de conseguir a individualização e plena identificação dos cadáveres ali sepultados”.
.
A Delegação Asturiana transmitiu às autoridades outra denúncia. As autoridades aduziram desconhecimento, e alegaram incapacidade operativa: “há tantas valas comuns em nosso país que…”. Trata-se do município de Argelia em Cauca: “Um ‘matadouro’ de gente, onde as famílias não puderam ir buscar os corpos de seus desaparecidos, pois os paramilitares não as deixaram entrar novamente em suas comunidades: deslocaram os sobreviventes”. As vítimas sobreviventes relataram: “havia pessoas amarradas que soltavam aos cachorros esfomeados para que os assassinassem pouco a pouco”.
.
Na Colômbia, a Estratégia Paramilitar do Estado colombiano, combinada com a ação de policiais e militares, foi o instrumento de expansão de latifúndios. O Estado colombiano desapareceu com mais de 50.000 pessoas através de seus aparelhos assumidos (policiais, militares) e de seu aparelho encoberto: sua Estratégia Paramilitar. O Estado colombiano é o instrumento da oligarquia e das multinacionais para a sua guerra classista contra a população: é o garante do saque, a Estratégia Paramilitar se inscreve nessa lógica econômica.
.
A invisibilização de uma vala comum das dimensões da vala de La Macarena se inscreve no contexto de que os negócios de multinacionais e oligarquias se baseiam nesse horror, e em que esta vala seja produto de assassinatos diretamente perpetrados pelo Exército nacional da Colômbia, o que prova ainda mais o caráter genocida do Estado colombiano em seu conjunto (para além do seu presidente Uribe, cujos negócios e vínculos com o narcotráfico e o paramilitarismo estão mais do que comprovados).
.
A cumplicidade da grande imprensa é criminosa, tanto a nível nacional como internacional. Os povos devem romper o silêncio com que se pretende ocultar o genocídio. Urge solidariedade internacional: a Colômbia é, sem dúvida, um dos lugares do planeta no qual o horror do capitalismo se plasma da forma mais evidente, em seu paroxismo mais absoluto.
***********
.
Veja alguns comentários no post do PHA
vicente caliman disse:
  • Caro PHA , acabei de ouvir uma noticia preocupante no Telejornal da Rede TV, que dizia que por determinação da ONU, Uribe foi nomeado vice presidente de uma Comissão para apuração do caso de ataque pelos Israelenses aos navios com ajuda humanitaria ocorrido a cerca de 2 meses. Parece que os EUA com seu mordomo na ONU, resolveram fazer uma PIZZA!

    vicente caliman sp

    Responder
  • Leonardo Scalercio disse:

    É preciso divulgar isso o quanto antes a fim de que esta vala com aproximadamente 2.000 cadáveres não “suma”. Lula precisa fazer valer sua autoridade, liderança, assim como a presidência do Mercosul na qual o Brasil assumirá agora e mergulhar fundo. Não podemos deixar esse Adolf Uribe Hitler passar em vão. Este crime precisa ser investigado e temos que levar isso para a grande mídia. É mais um crime da Direita como sempre golpista, reacionária, assassina. Por tudo que for mais sagrado, vamos divulgar e levar isso adiante. Esta bestialidade precisa acabar.

    Responder
  • H Torini disse:

    Pig quem Viola os Direitos Humanos é Cuba ou Colombia, bando de reácionarios fascistas.

    Responder
  • Malu cpv disse:

    Caro PHA, acho que este caso é mais serio do que pensamos. Lendo o comentário do Eugênio fico pensando como a ONU pode convidar Uribe para Vice Presidente do Comitê de Investigações do ataque a flotilha em Gaza. Não sabia que coisas tão horríveis acontecem neste planeta. Só agora com a Internete é que estou sabendo dessas barbaridades. Inacreditável.

    Responder
  • Feriz disse:

    O Carniceiro de Bogotá é um dos grandes heróis do Serra.
    ***********

  • Anúncios

    03/08/2010 - Posted by | CASOS POLEMICOS, CRISE NA AMÉRICA LATINA, ONU E OS DIREITOS HUMANOS, POLITICA INTERNACIONAL, TERRORISMO | , , ,

    1 Comentário »

    1. Viva as FARCs! Viva os apádridas! A esquerda vai triunfar nas Américas. Viva Chaves e Fidel!

      Curtir

      Comentário por Francisco Reis | 03/08/2010 | Responder


    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: