MENSAGENS PARA A GERAÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

Blog com mensagens e artigos diferentes sobre Deus e a Bíblia

O RELÓGIO DA FOME NÃO PÁRA – JORNAL DA GLOBO (1992)

********
No dia 28 de outubro de 1992 foi veiculada uma reportagem no Jornal da Globo com o título “O relógio da fome não pára”. Não sei o que me motivou a gravar essa reportagem em uma fita VHS. Porém, dias depois, parece que eu precisei gravar um filme na fita e não havia mais espaço limpo. E da mesma forma, não sei o que me levou a transcrever por escrito o áudio dessa reportagem. Peguei um pequeno caderno e transcrevi todo o áudio da reportagem. Ei-lo, abaixo.

Procurei na internet e no youtube o vídeo dessa reportagem, mas não achei nada. Em 1992 a internet ainda estava dando os primeiros passos aqui no Brasil. Mas achava que alguém teria gravado a reportagem em fita VHS e postado na internet. Infelizmente não encontrei o vídeo, mas tenho a transcrição do áudio. Lendo o texto dá para vislumbrar a situação do povo africano sofrendo com a fome e a escassez de alimentos numa época muito triste do mundo, o início da última década do século XX. O início da década de 1990 foi sombrio, pois logo em 1991 explodiu a Guerra do Golfo Pérsico, patrocinada pelos americanos e países aliados, para derrubar o ditador Saddam Hussein. Enquanto os países ricos faziam guerra por causa do petróleo, milhares de africanos morriam de fome. E até mesmo aqui no Brasil o povo nordestino também padecia com a seca e a fome. Alguns comiam até calango para sobreviver.

Temo que tudo isso em breve possa acontecer novamente e ainda pior.

Enquanto isso, pastores mercenários ficam extorquindo os crentes com falsas promessas de prosperidade material, ao invés de levar o Evangelho a quem realmente precisa. Evangelho não é vida de riquezas nem vida glamorosa; Evangelho é amor, é partilha, é compaixão, é misericórdia. Jesus disse: “Bem-aventurado os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. Quais desses pastores mercenários (que cobram salários para pastorear) tem misericórdia dos famintos, dos pobres e miseráveis da África e do Brasil? Nenhum. Todos eles pregam para os que já estão bem de vida, para viverem ainda melhor, com vida arregalada.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7).

“Ide, pois, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’(Mateus 9:13).

“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes” (Mateus 12:7).

Mesmo que a pessoa seja um gentio (um ímpio, ou até mesmo um ateu), mas se ela tiver amor e misericórdia dos pobres, necessitados, doentes e oprimidos, também receberá misericórdia do Senhor, pois isso é promessa.

********
“O Relógio da Fome Não Pára”  

Fone na África 1  Fone na África 2Fone na África 4  Fone na África 3

“O Departamento de Assuntos Humanitários da ONU calcula que mil (1000) africanos morrem de fome a cada dia em 5 países: Etiópia, Djibuti, Quênia, Somália e Sudão. O chanceler da Irlanda resumiu a tragédia em uma frase, ao final de uma visita ao território da fome: ‘É a pior história de horror que já houve no mundo”. Aqui, gente vive como se fosse bicho…, e morre como se não fosse gente! Uma morte a cada um minuto e vinte e seis segundos (00h:01min:26s). As crianças e as mulheres são a maioria entre as vítimas. Cenas gravadas no Sudão estão correndo o mundo. Uma imagem lá vale por todas as palavras. A mulher esquálida, segura nos braços humúlicos*  dos seus quatro filhos que ainda sobrevivem. Do início desta reportagem até agora, uma criança africana morreu de fome. Os filhos choram em vão, porque as mães não podem fazer nada. O “apocalipse” é aqui, como se fosse uma bomba silenciosa. A fome vai devastando populações inteiras. Há oito anos do século XXI, o planeta assiste a um drama que tem a idade do horror”. (Matéria do Jornal da Globo – 28/10/1992).

—————————-
Nota: *humúlicos – não sei se existe esta palavra. Talvez esteja se referindo a braços esqueléticos.

Gravação e transcrição do áudio: Miquels7

********
Segundo reportagem do site R7 Notícias, “apesar dos avanços registrados no continente nos últimos anos, o número mostra um grande aumento em relação às 175 milhões de pessoas que passavam fome na África entre 1990 e 1992”. Leia mais no link, abaixo.

http://noticias.r7.com/internacional/cerca-de-25-da-populacao-africana-passa-fome-diz-onu-16102013

Leia mais:

1) Fome na Somália mata 260 mil em um ano e meio

http://oglobo.globo.com/mundo/fome-na-somalia-mata-260-mil-em-um-ano-meio-8265545

2) “Mais de um bilhão de pessoas passam fome no mundo, diz ONU” pela BBC.

https://neccint.wordpress.com/2009/10/14/mais-de-um-bilhao-de-pessoas-passam-fome-no-mundo-diz-onu-pela-bbc/

3) Número de brasileiros com fome cai 40% em 20 anos, diz ONU.

Parcela caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões de pessoas entre 1992 e 2013.

http://www.tribunahoje.com/mobile#/mobile/noticia/77315/brasil/2013/10/01/numero-de-brasileiros-com-fome-cai-40-em-20-anos-diz-onu.html

4) Veja esta vídeo-reportagem do JN sobre a fome no Brasil antes da Era Lula (2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso/PSDB).

Jornal Nacional (2001): Fome mata 300 crianças por dia no Brasil



[https://www.youtube.com/watch?v=UI3yFKVrE4I]

5) Fome no Governo FHC (2001)



[https://www.youtube.com/watch?v=17Kpi8t9V3g]

——————————————————
O relógio da fome - caderno 2
—————————

Miquels7

 

Anúncios

21/05/2016 - Posted by | AJUDA HUMANITÁRIA, MENSAGENS DE ALERTA, MOBILIZAÇÃO | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: